sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Trabalho do PROINFO- Criando Hipertexto


PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICS
NOME: Waldirene de Queiroz Silva Moura
UNIDADE 2: Internet, hipertexto, Hipermídia.
ATIVIDADE: atividade 2-5 Criando um portfólio em hipertexto
FORMADORA: Suzana Alves Araújo
MUNICÍPIO: São João da Lagoa- MG

                                   MEU HIPER- PORTIFÓLIO
QUEM SOU EU?

    Sou educadora trabalhando nas séries iniciais da Escola Municipal Benedito Pereira Lima, emSão João da Lagoa, Minas Gerais.
    Participo, junto com os educadores da rede municipal de São João da Lagoa, do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO. Esse programa tem como objetivo a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando:
a.    Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral:
b.    Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem                com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO

UNIDADE 1: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
   Nessa unidade, realizamos alguns debates presenciais, fóruns virtuais, foram divulgadas atividades no espaço biblioteca na plataforma e-proinfo e anotamos nossas reflexões no diário de bordo.
·         Fórum: Quem sou eu como professor e aprendiz?
   Nesse fórum refletimos como e o que é ser professor hoje? O que é preciso fazer para acompanhar a constante evolução tecnológica? E a real necessidade de atualização para acompanhar esse movimento e repensamos a nossa prática educacional.

·         Biblioteca: Minha Escola
   Realizamos uma pesquisa para saber quais são os recursos tecnológicos existentes em nossa escola e de maneira essas tecnologias estavam sendo utilizadas. Elaboramos uma rápida apresentação de slides com as conclusões a que chegamos, e divulgamos no espaço Biblioteca.Usando as tecnologias disponíveis pela escola buscamos aprimorar o nosso trabalho para o bom desenvolvimento dos educandos.

UNIDADE 2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA.
   Nesta unidade conhecemos alguns principais aspectos das linguagens e formas que caracterizam a rede mundial de informação: a Internet, bem como os conceitos de hipertexto e hipermídia, os quais definem como navegamos nessa grande rede virtual.

·         Fórum: Experiência de navegar livremente
   Nesse fórum relatamos nossas impressões sobre a experiência de navegar livremente na internet.
·         Fórum: Conceituando Hipertexto
  Conceituamos hipertexto utilizando dados copiados na rede acrescentando nossos comentários colaborativos.
·         Blog:
  Criando esse hiper-portifólio e postagem aqui no blog, como consta a atividade 2-5.

  • Biblioteca: Nós publicamos a atividade 2_6 planejando uma atividade com hipertexto ou internet. É um planejamento, em que seja usados alguns dos recursos tecnológicos disponíveis na na nossa escola
  • Blog: Aqui em meu hiper-portifólio posto o plano de aula feito na atividade 2_6. 


Registro digital da experiência

As atividades foram planejadas em trio, com as cursistas Waldirene Queiroz S. Moura, Fernanda Sena Caldeira e Eliene Santos Pereira. A escolha pelo assunto sobre manifestações folclóricas, foi devido ao fato de estarem próximas da realidade dos alunos, propiciando momentos de interação, desenvolvimento da leitura, da escrita e da criatividade. Iniciou-se o trabalho sondando sobre o que sabiam do folclore e algumas de suas manifestações. Ao serem incentivados a irem ao laboratório de informática, demonstraram satisfação, alegria, movimento e também preocupação por aqueles que não tinham acesso aos computadores. A princípio, foram apresentados aos computadores e iniciaram as pesquisas com anotações. Nas aulas seguintes, já em sala de aula e em grupos, os alunos transcreveram suas pesquisas e usando a sua criatividade, ilustraram-nas. A partir da lenda (poema) da  mula sem cabeça, foi realizada a arte com dobradura , onde os alunos participaram ativamente, com poucas dificuldades e “incrementaram” criando no papel um ambiente para a mesma. Ao final, montou os álbuns que por decisão junto aos alunos, ficarão expostos na reunião de pais na escola, onde poderão prestigiar o trabalho dos alunos. Foi um trabalho gratificante, prazeroso onde trabalhou-se também a organização, ortografia, onde constatou-se maior envolvimento dos alunos durante todo o processo.

As fotos do plano sendo executado na sala de aula e no laboratório de informática: