CURSO PROINFO
Curso: Tecnologias na
Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs 100hs
Unidade 2:Internet,
Hipertexto, Hipermídia
Atividade:Atividade 2_6
Planejando uma atividade com hipertexto e internet
Município: São João da Lagoa
Cursistas: Waldirene Queiroz
S. Moura
Fernanda Sena Caldeira
Eliene Pereira Santos
Formadora:Suzana Alves Araújo
PLANO DE AULA
Alunos atendidos: 3º Ano A e
C
Áreas: Português, Artes
Objetivos:
·
Desenvolver a
criatividade e linguagem.
·
Desenvolver o
hábito de pesquisa.
·
Utilizar o
recurso tecnológico computador internet.
·
Favorecer a
escrita.
·
Estimular o
raciocínio.
Duração das atividades:
·
Aproximadamente
05 aulas de 50 minutos.
Recursos:
·
Computador, papel
ofício, papel colorset,
régua,
lápis de colorir.
Estratégia/Desenvolvimento:
·
Com conversa
fazer um levantamento sobre o que os alunos sabem sobre o folclore.
·
Conversar sobre
as manifestações folclóricas que utilizam como cantigas, brincadeiras,
adivinhas, etc.
1º momento:
Dividir a turma em grupos,
levá-los ao laboratório de informática para pesquisarem sobre: Quadrilhas,
adivinhas,chás(remédios caseiros), cantigas de ninar, trava-língua, cantigas de
roda, lendas, utilizando a internet. (escolhidos pela turma)
2º momento:
Voltando para sala, organize
com os alunos, o resultado da pesquisa feita,começando a confeccionar um
pequeno álbum.
Poderão ser confeccionadas 2
ou 3 páginas por aula.
Após a escrita, os alunos,
representarão com desenhos a página elaborada.
3º momento
Escolher uma lenda a ser
escrita.
4º momento:
Montar o álbum, que poderá
ser exposto para as outras salas, ou em reuniões.
Culminância:
Este momento vai enriquecer
os conhecimentos dos alunos sobre a importância de resgatar a os valores
culturais através de pesquisa na internet.
No pátio promover momentos,
para que os alunos possam expressar as manifestações pesquisadas: cantigas de
roda, declarar as quadrilhas, campeonato de adivinhas.
Avaliação:
Será realizada através das
atividades de pesquisa, das produções, desenhos, dobraduras, da participação e
envolvimento dos educandos no decorrer do processo.
Recursos complementares:
Lenda: A mula sem cabeça
Poema: Dalinha
ótima proposta!
ResponderExcluirGostei do plano de aula.
ResponderExcluirFiquei no folclore maranhense e as manifestacoes culturais!