ATIVIDADE 3-5 - CONCEITO DE
CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS.
Os conteúdos
identificados no projeto desenvolvido com os alunos estão inseridos no currículo
formal. Os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos também foram
explicitados no plano de aula e executado na sala de aula e fazem parte do
currículo e o que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem
parte do currículo.
Segundo o
Dicionário da Língua Portuguesa Silveira Bueno “Currículo são as disciplinas de
um curso escolar”. Um currículo é um caminho a percorrer rumo ao aprendizado
dos alunos, pode ser visto como um guia sugerido sobre o que, quando e como
ensinar; o que, como, e quando avaliar. É formado pelos componentes
curriculares e por tudo o que acontece na escola, com a função de orientar as
atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades.
É muito
importante incluir no currículo as tecnologias, pois são várias as
contribuições no desenvolvimento do currículo, possibilitando mudanças na
aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Hoje em dia, são inegáveis
as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas
metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto
curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de
pensar e de aprender, interagindo com o objeto de conhecimento, ou seja, o
conteúdo.
A tecnologia
por si só não é capaz de resolver todos os desafios educacionais, mas a maneira
como os profissionais da educação encaram essa tecnologia é determinante para
que a mesma seja uma forte aliada na mudança de paradigmas, concepções e
atitudes frente às inovações pelas quais a sociedade passa atualmente e que são
exigidas da escola; proporcionando situações de aprendizagem significativa,
onde os alunos serão construtores do seu próprio conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário