terça-feira, 27 de novembro de 2012

ATIVIDADE 4_3: LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO

ATIVIDADE 4_3: LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO
CURSISTAS: Waldirene de Queiroz Silva Moura
Alice Gonçalves dos Santos
Fernanda Sena Caldeira
Dirce Elias de Andrade Fonseca
Amanda Teixeira Leite Côrte
FORMADORA: Suzana Alves Araújo

O autor Sílvio Costa, faz um relato de uma análise de experiência sobre o uso de tecnologias em algumas escolas de Florianópolis. De acordo com esse relato pode-se perceber que a tecnologia cada vez ganha mais espaço nas escolas, devido à sua ascensão no mundo, mas apesar desse desenvolvimento tecnológico, muita coisa deve ser feita, a começar pela apropriação de todos, educadores, alunos, coordenadores, no sentido de saber lidar com a tecnologia, saber usá-la, saber para que usá-la, como usá-la,ou seja, qual o objetivo, o foco.É necessária não apenas habilidades técnicas, mas a consciência do que pode ser feito com tudo isso.
Nota-se que em algumas escolas já tem um amplo acervo de recursos tecnológicos como: câmera fotográfica, computadores, datashow, copiadoras, TV, DVD, mas nem sempre são utilizados como apoio pedagógico nas disciplinas ministradas. Utiliza-se muito a INTERNET como fonte de pesquisa de trabalhos escolares, o uso de filmes no datashow e / ou no DVD, para iniciar ou finalizar um assunto estudado ou mesmo exemplificar. Ainda, os filmes são usados para produção de textos coletivos, ou mesmo individuais, sinopses, resumos ou nas manifestações artísticas e na produção de diversos gêneros textuais.
Alguns alunos vão ao laboratório de informática para entretenimento nas redes sociais (face book, Yorkut) assistirem vídeos (youtube) e outros. É preciso usar esses recursos com a preocupação de alfabetizar e letrar os alunos, pois a mídia disponibiliza de recursos mais atraentes que a aula tradicional.
O que ressaltamos aqui é a necessidade de estarmos sempre nos atualizando (como agora no PROINFO) nos assuntos midiáticos para proporcionar aos nossos educandos, uma educação interativa com a sua visão de mundo, com a sua vida social, sem medo que seja considerada como um conhecimento tecnológico menor do que o deles; pretendemos uma apropriação midiática de forma crítica , criativa para que saibamos escolher quais recursos são mais apropriados à educação que pretendemos e usá-los verdadeiramente, fazendo acontecer um ensino-aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário